quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PARA A VEREADORA HELENICE A PREVENÇÃO ÀS DROGAS DEVE CONTAR COM UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE APOIO ÀS ESCOLAS

Nesta última terça-feira (02/08), na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, a vereadora Helenice comentou sobre o Fórum Permanente de Combate e Prevenção às Drogas promovido pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina, realizado nesta segunda-feira (01/08), no plenário da Câmara Municipal de Blumenau e que teve como objetivo discutir sobre como tratar aqueles que já estão doentes em relação às drogas.
A vereadora Helenice afirmou que o problema não seria tão grave se as crianças fossem tratadas preventivamente. Ela ficou impressionada com os números mostrados durante o fórum. “Em Blumenau existem cinco mil dependentes químicos, 20 mil viciados em álcool e 24 mil cidadãos com transtornos mentais”.  Com base na experiência adquirida como diretora de escola, ela assegurou que: “muitas destas doenças não existiriam se tratássemos as crianças”. “Nós professores, vivenciamos comportamentos diferentes dentro das escolas, só que não somos psicólogos, neuropsiquiatras e psiquiatras para emitir um laudo”. Para a vereadora se realmente a cidade e o estado quiserem avançar na questão da prevenção seria necessário criar um CENTRO DE AVALIAÇÃO para que essas crianças que apresentam comportamento diferente possam ser diagnosticadas e tratadas da melhor maneira, aliás, citou que já foi um pedido seu, a criação de um centro de avaliação através de um anteprojeto de lei ao Executivo em 2009, mas que até o momento nada foi feito a respeito. E finalizou: “Assim, no futuro precisaremos cada vez menos leitos em hospitais”.

Um comentário:

  1. Cara Vereadora acredito que a infraestrutura das escolas deverá passar por um processo de dinamismo do poder público, fico feliz que tem alguém preocupado com esta questão, pois ao reorganizar as famílias atingidas pela catástrofe de 2008, não se levou em conta que aonde viveriam mais pessoas, obviamente precisaria de mais escolas ou ao menos mais salas de aula, postos de saúde, estruturas urbanas minímas para a adaptação da demanda social. Precisamos como sociedade fiscalizar estes pontos falhos na nossa Gestão Pública. Mais quero salientar a importância de uma estruturação fisica e pedagógica na maioria das escolas públicas de Blumenau. Parabéns pela sua atuação.

    ResponderExcluir