Matéria veiculada pelo Jornal Santa Catarina no dia 25/07/2011, já vem sendo motivo de preocupação para a vereadora Helenice Luchetta há muito tempo. Por isso, em fevereiro deste ano, encaminhou projeto de lei para que fosse instituído no município “A semana de conscientização para o uso da internet segura”.
O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores e em 11 de maio foi promulgado pelo prefeito transformando-se na LEI MUNICIPAL de nº 7619. A importância desta lei é a de celebrar anualmente, na segunda semana do mês de fevereiro, uma conscientização, principalmente entre as crianças e adolescentes, para que façam o uso da internet de uma forma segura, ética, sabendo os riscos que correm quando utilizada indevidamente.
A vereadora ressalta que esta conscientização deverá partir também dos pais e cabendo aos mesmos orientarem seus filhos a respeito do uso, para que não acabem sofrendo as conseqüências pela falta de informação.
A preocupação partiu diante de dados alarmantes de casos de pedofilia ocorridos no Brasil demonstrados através de denúncias pela ONG SaferNet Brasil, ONG esta que busca mobilizar as pessoas a respeito dos crimes cometidos através da Internet sempre no mês de fevereiro. Desde 2005 atuando no Brasil já conta com mais de 100 mil denúncias que são feitas através de um site criado pela ONG o www.denuncie.org.br ou pelo DISQUE 100, canal este ligado diretamente com a polícia federal e o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual.
Entende a vereadora que nos caso das Lan houses a lei tem que ser cumprida e a fiscalização deverá ser mais atuante.
E conclui que o assunto é serio e que cada um tem que fazer a sua parte.
Maiores informações visite o site da SaferNet Brasil – www.safernet.org.br.
Veja a matéria no Jornal de Santa Catarina nos seguintes endereços:
Nenhum comentário:
Postar um comentário