terça-feira, 30 de outubro de 2012

AMIGOS DA RUA DR. PEDRINHO



Quanto à Rua Dr. Pedrinho, a Vereadora Helenice foi a única que esteve colaborando com as famílias, quando um lado da rua caiu. Onze famílias desabrigadas. Nenhuma entidade esteve presente, não apareceu ninguém da igreja, nem empresários, ninguém da Associação de Moradores, ninguém ofereceu ajuda!
Porém, ela fez a sua parte e continuará cobrando do prefeito João Paulo, a obra prometida por ele, aos moradores.

74ª REUNIÃO ORDINÁRIA



A Vereadora Helenice, na sessão desta terça-feira (30), agradeceu seus eleitores e todos os blumenauenses que acreditaram em seu trabalho.
Relatou, que não se sente derrotada, porque cada eleição é uma situação nova.
Um amigo candidato, um parente, um vizinho e a falta de recursos, pode ter sido o fato de faltar 345 votos para sua reeleição. Mas disse que sua maior vitória foram os 129.392 votos da coligação PSDB/DEM, elegendo o prefeito tucano para governar a cidade juntamente com Jovino.
Firmou compromisso com os moradores das ruas: Bruno Starke, Arnoldo Van Den Byllardt, Heirinch Wruck, Vila Rica, Mississipi, Friederich Liesenberg, que ajudou a organizar e encaminhar para pavimentação em forma de mutirão. Disse que mantém o compromisso porque o prefeito é do PSDB.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

68ª REUNIÃO ORDINÁRIA


Secretário da Educação, Sindicato e líder de governo, aplaudem a rejeição às emendas modificativas do Projeto de Lei 6313, para eleição de Diretores nas Escolas Municipais.

As emendas:

Emenda aditiva nº 1 ao Projeto de Lei nº 6313/12
EMENDA ADITIVA - intercala, no caput do artigo 1º, entre as expressões “educacionais” e “previsto”, os seguintes termos:

..., bem como de diretores adjuntos de unidades educacionais com mais de 400 (quatrocentos) alunos matriculados, ...

 
Emenda Modificativa nº 2 ao Projeto de Lei nº 6313/12
EMENDA MODIFICATIVA - altera a redação do caput do artigo 3º, para os seguintes termos:
 
Art. 3º O processo de escolha de diretores de unidades educacionais e de diretores adjuntos de unidades educacionais com mais de 400 (quatrocentos) alunos matriculados, de caráter eliminatório, compreende, sucessivamente, as seguintes etapas:

Emenda Supressiva nº 3 ao Projeto de Lei nº 6313/12
EMENDA SUPRESSIVA - suprime a redação do inciso II do artigo 3º, renumerando-se, consequentemente, a redação do inciso III, como inciso II.  

Emenda Modificativa nº 4 ao Projeto de Lei nº 6313/12
EMENDA MODIFICATIVA - altera a redação da alínea “e” do inciso I do artigo 4º, para os seguintes termos:
 
e) ter experiência mínima de 2 (dois) anos na Educação;

Emenda Modificativa nº 5 ao Projeto de Lei nº 6313/12
EMENDA MODIFICATIVA - altera a redação do caput do artigo 2º, para os seguintes termos:

Art. 2º As unidades educacionais realizarão o processo de escolha de seus diretores independente do número de servidores que tiverem em efetivo exercício.

Emenda Modificativa nº 6 ao Projeto de Lei nº 6313/12
EMENDA MODIFICATIVA - altera a redação do artigo 11, para os seguintes termos:

Art. 11. O mandato do diretor será de 4 (quatro) anos, com direito a uma reeleição para a mesma unidade.

Emenda Modificativa nº 7 ao Projeto de Lei nº 6313/12
EMENDA MODIFICATIVA - altera a redação do parágrafo único do artigo 1°, para os seguintes termos:

Parágrafo único. As unidades educacionais de que trata o caput deste artigo são constituídas pelas escolas e centros de educação infantil, bem como pelas escolas multisseriadas com qualquer número de alunos, da Rede Municipal de Ensino de Blumenau.
 
Acompanhe a votação:









Obs.: A vereadora Helenice presidia a sessão, não podia votar, porém as emendas 05 e 06, são de sua autoria.


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

DANDO EXPLICAÇÕES À COMUNIDADE DA ITOUPAVA CENTRAL

O AG Guilherme Jensen está com seu espaço em reconstrução.
Visitando a comunidade, a Vereadora Helenice foi questionada pela demora das obras.
Consultou então o engenheiro responsável: 
"A obra estava estagnada em virtude do tempo úmido e da definição e padronização das tintas, que seriam usadas no local.
Mas, reforçou que a obra será retomada em breve para a finalização e início da reforma da parte antiga".
Embora o prazo de execução esteja alterado, a Vereadora e os moradores esperam que as obras sejam concluídas até o final do ano.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

65ª REUNIÃO ORDINÁRIA


Na sessão desta terça-feira, 25, a Vereadora Helenice em nome da Câmara Municipal, fez uma homenagem a Sra. Dóris Sanceverino, que faleceu no dia 20 último, aos seus 77 anos de vida.

Mulher atuante em nossa comunidade.
Foi professora, diretora de Escola, Coordenadora da extinta UCRE, presidente do Clube Soroptimistas na gestão de 1983-1985.
Atualmente estava afastada por motivos de doença.


"A hora do encontro é também despedida a plataforma desta estação, é a Vida".
"Milton Nascimento e Fernando Brandt"

64ª REUNIÃO ORDINÁRIA


Na sessão do dia 20, quinta-feira, a Vereadora Helenice parabenizou novamente o grupo RBS pela série de reportagens com o tema “A educação precisa de respostas”.

“Temos que ter respeito pelos servidores públicos de maneira geral. Nesta matéria (Duas face
s do ensino), de hoje, o professor João, de 49 anos, conta que trabalha em quatro escolas, com 800 alunos. Ele é um professor de uma área em que quase não existem mais professores, a área de exatas. Se precisamos de médico, antes precisamos de bons professores, pois estes formarão os médicos. Como professora recém-aposentada, quero ser solidária a todos os professores. Temos que ter uma gestão pública eficiente, que através do diálogo consiga melhorar a vida das pessoas”.

GRANDES TEMAS DE UM GRANDE DESAFIO!

Desde o dia 28 de agosto, o Grupo RBS está vinculando uma série de reportagens sobre as principais questões do Ensino brasileiro, marcando início da Campanha “A Educação Precisa de Respostas”.
O objetivo
é criar uma mobilização da sociedade gaúcha e catarinense.
Na sessão do dia 13, quinta-feira, a Vereadora Helenice assim se expressou: 

“Quero ressaltar e parabenizar as reportagens que podemos acompanhar através de sites, jornais e TVs.
Nas matérias foi feito uma comparação com outros países, falou-se sobre formação continuada, parceria das famílias com as escolas, percentual de crianças em idade escolar fora da escola e práticas diferenciadas em sala de aula, que nada tem a ver com investimento em educação. Tem a ver com a vontade e competência do grupo gestor da escola, especialmente dos professores. A educação sempre precisará de respostas. Ela trata de pessoas, que são diferentes.
Não se deve ficar apenas no papel e na fala. Temos que nos basear em propostas concretas. Não podemos esquecer que a formação primária de um cidadão é de competência da família”.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

REUNIÃO NO AG GUILHERME JENSEN

Ontem, dia 01/08, a Vereadora Helenice participou da Reunião do Conselho Local da Saúde do AG Guilherme Jensen, no Bairro Itoupava Central.
E novamente constatou-se a falta dos usuários nas consultas previamente agendadas.
Somente no mês de julho, 231 usuários não compareceram em suas consultas no AG e aproximadamente 100 usuários na Policlínica.


quarta-feira, 18 de julho de 2012

ASSOCIAÇÃO SURYA REALIZARÁ CAFÉ-CONFRATERNIZAÇÃO

Hoje, a Associação Surya, realizará um café-confraternização, às 15h. na ASPMB - Sede Campestre Rua Fritz Muller, nº 416, Bairro do Salto.

A Associação Surya foi fundada no ano de 2003 com o objetivo de despertar a conscientização para a construção de uma cultura de paz pessoal, social e planetária. Surgiu com um grupo de pessoas interessadas em colocar a serviço do outro seus talentos. Semanalmente estas pessoas se reúnem para reconhecer e valorizar talentos, despertar criatividade, solidariedade e elaborar projetos de intervenção comunitária. Tem o objetivo de motivar e incentivar as pessoas a se tornarem multiplicadores de atitudes e práticas socioambientais. São realizadas palestras, reflexões, vivências, teatro-fórum que despertam educação para a paz e oficinas que transformam "lixo que não é lixo" em arte, material didático-pedagógico, brinquedos e artesanato. Estas atividades acontecem em escolas, associações de moradores e outras instituições.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

40ª REUNIÃO ORDINÁRIA

Como presidente da Comissão de Saúde da Câmara, a vereadora Helenice, na sessão desta quinta-feira (28),  parabenizou o trabalho realizado pelo Hospital Santo Antônio. A parlamentar esteve recentemente na unidade e foi muito bem atendida. 
“Já precisei deste hospital que realiza um trabalho de qualidade. Apesar de não ser público, atende, na sua maioria, pacientes pelo Sistema Único de Saúde”.
Helenice disse que fica feliz ao saber que ações da Secretaria Municipal de Saúde amenizaram as filas no pronto socorro. 

“Já falei muitas vezes que uma ação diferenciada, sem custo financeiro, mas que necessita de vontade do gestor, faz a diferença. A partir do momento que foi instalado o Centro de Triagem da gripe A, por exemplo, diminuiu – e muito – o número de atendimento no Pronto Socorro do Santo Antônio”.
Helenice parabeniza trabalho do Hospital Santo Antônio. A tucana ainda participou ontem de audiência sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança do projeto de construção do Terminal Urbano da Itoupava Central. 

“A preocupação da comunidade é com a segurança daqueles que usarão, dos moradores do entorno e sobre a questão ambiental. Ficou claro que o estudo contempla uma lei que requer alguns cuidados importantes, já que é uma construção de mais de 700m². Deve ficar pronto em 2014”.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

39ª REUNIÃO ORDINÁRIA


Na sessão desta terça-feira (26), a vereadora Helenice questiona que há 15 dias, foi encaminhado um projeto de lei que obriga o Executivo a encaminhar para a Câmara Municipal, relatório mensal das obras públicas licitadas, empenhadas, em execução e concluídas. Ela relatou que o objetivo da proposta é que os vereadores obtenham um retrato real de que regiões estão sendo atendidas para que não aconteçam fatos como o da rua Marcelino Cardoso (Água Verde), que necessita de obras desde a tragédia 2008. 
“Já existe uma resposta de inconstitucionalidade sobre este projeto, o que é uma pena”.
A parlamentar ainda lamentou que as respostas para os requerimentos feitos pelos parlamentares não sejam respondidos. 

“A população fica sem orientação”.
Ela declarou que a rua Elke Hansen, localizada no bairro Badenfurt, precisa de nova tubulação. 
“Se trata de uma grande obra, porque chega até o Complexo do Badenfurt, mas não compreendo por que se demora três anos para informar que é possível fazer apenas em forma de mutirão. Se a comunidade soubesse disso antes já tinha se mobilizado”.
A importância da presença da população nas Audiências Públicas sobre o EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança), para construção de dois terminais de ônibus na cidade também foi ressaltada pela vereadora. Uma das reuniões ocorre nesta terça-feira (26), no bairro Água Verde, e outra nesta quarta-feira (27), na Escola Emílio Baumgarten. Ela mostrou o projeto previsto para o bairro Itoupava Central. “Estes terminais, que já trazem inovações, são esperados há muitos anos por nossa comunidade”.

terça-feira, 26 de junho de 2012

SESSÃO SOLENE DE ENTREGA DE MOÇÕES DIVERSAS

Na Sessão Solene de entrega de moção desta segunda-feira (25), a Vereadora Helenice homenageou o Coro Misto da Comunidade Evangélica da Itoupava Central que completou 25 anos.
A parlamentar descreveu que os 26 cantores do coral são ícones da tradição germânica na cidade. 
“O coro realiza um belíssimo trabalho por toda a Itoupava Central e em Blumenau”. 
Quem agradeceu a honraria pelo coral foi o Pastor Osmar Zizemer, que destacou que o Coro Misto da Comunidade Evangélica da Itoupava Central tem uma história ainda mais antiga. 
“Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de cultivar esta atividade cultural e, porque não dizer, evangelística”.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

38ª REUNIÃO ORDINÁRIA

Na sessão desta quinta-feira (21), a vereadora Helenice ressaltou a audiência pública sobre o impacto de vizinhança na construção do Terminal Urbano da Itoupava Central, que será realizada na Escola Emílio Baumgart.
“Temos reivindicado ao Poder Executivo que instale um terminal porque temos grandes dificuldades com a falta de ônibus. Precisamos ampliar as linhas para loteamentos. Com a construção, acredito que este problema seja sanado. Temos que participar. É importante que a comunidade esteja presente”. 
Ainda lembrou que está marcada para o dia 07 de julho a abertura dos envelopes das empresas que se habilitaram para as obras de reforma da Escola Pedro I. 
“A última reforma aconteceu há dois anos. Com a enchente, o educandário teve muitos prejuízos e agora é necessária uma reforma total, do telhado à pintura. Vamos acompanhar esta obra”.
A parlamentar também lamentou a não ocorrência da abertura de envelopes para as obras de construção de quadra coberta para algumas escolas da cidade. “Infelizmente, algumas empresas habilitadas não compareceram e não foi possível realizar a abertura. Esperamos que na semana que vem esta situação esteja resolvida”.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

FINAL DE SEMANA MOVIMENTADO!

No último final de semana 16 e 17/06, foi recheado de grandes eventos por toda Blumenau...
A vereadora Helenice, bem como, sua equipe de assessores estiveram presentes no sábado, na 55ª feijoada do CCT Badenfurt e também na feijoada realizada pela Associação de Moradores da Rua Eça de Queiroz, no Bairro Água Verde. 
À tarde, prestigiou a Festa Junina na E.B.M. Lore Sita Bollmann, nas diversas atrações promovidas por aquele educandário. Em seguida, esteve na Festa Junina da Escola Barão do Rio Branco, que contou com brincadeiras típicas, apresentações, pinhão e quentão, serviços de cozinha: cachorro-quente, pastel, café, doces, pipoca e churrasco.
Outro evento, foi o Campeonato de Socker, dos funcionários da Posthaus, no Bairro Badenfurt.

Domingo, 17/06, iniciou-se com a participação da 1ªMissa rezada pelo Pe. Marcos Antônio Zimmermann, depois de sua ordenação, na Igreja S. José Operário.
O almoço, foi na Feijoada Familiar realizada pela Associação de Moradores do Condomínio Boa Vista, no Bairro Boa Vista, com a presença dos assessores, enquanto a vereadora Helenice participava do Costelaço do CCT Concórdia.
Às três da tade, todos juntos no café do Clube de mães, evento do Bairro Boa Vista.
Todas as comunidades visitadas e prestigiadas mostraram através de seus eventos, o quanto fazem para prosperarem.
Parabéns a todos os organizadores  ao púclico, em geral, por participarem contribuindo.
Festa junina da Escola Barão do Rio Branco
Festa junina da EEB Aurea Perpétua Gomes
Campeonato de Socker - Badenfurt
55ª Feijoada do CCT Badenfurt
Festa junina da EBM Lore Sita Bollmann

quarta-feira, 20 de junho de 2012

37ª REUNIÃO ORDINÁRIA

Na sessão desta terça-feira (19), a vereadora Helenice novamente lamenta a situação do povo de Blumenau que anseia pela imunização contra o vírus H1N1. 
“Também é lamentável que fiquemos nesta casa brigando pra saber quem é o autor de solicitações. Os autores somos nós, vereadores eleitos pelo povo. Temos a obrigação de dar resposta para a população em um momento como este”.
Conforme a parlamentar, o Ministério da Saúde, a princípio, descartou a possibilidade de enviar vacinas a Blumenau. 

“A vacina previne. É melhor a prevenção do que o tratamento posterior. Apesar de algumas dificuldades, esta Casa não medirá esforços e continuará lutando pela causa. Não é preciso ter um vencedor aqui. Vitoriosos seremos se o Ministério vender a vacina a um preço acessível aos municípios. O requerimento oficial ao prefeito será assinado por todos, acredito eu, para que se disponibilize R$ 1,6 milhão dos recursos do Legislativo para comprar as doses necessárias da vacina para a cidade”.
Ainda disse aos que utilizaram a tribuna de que todos os problemas citados são conhecidos pelos vereadores. Mas que um projeto de lei da parlamentar poderá aproximar ainda mais o Legislativo da população. O documento já tramita nas Comissões e prevê a obrigatoriedade do Executivo de encaminhar mensalmente uma relação das obras que estão paradas, em fase de licitação, em obra, empenhadas e finalizadas. 
“Muitas vezes temos dificuldade de saber em quais regiões estão sendo investidos os recursos financeiros. Seria uma triagem melhor para que todas as regiões fossem beneficiadas. É uma ação de transparência”.
Por fim, parabenizou as escolas que realizaram a festa junina neste final de semana. 

“É uma festa da família, com pais, crianças e professores se confraternizando”.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

36ª REUNIÃO ORDINÁRIA


Na sessão desta quinta-feira (14), a vereadora Helenice apresenta novos dados da gripe A, que lhe preocupam. Ela ressaltou terem sido confirmados “37 casos positivos, quatro óbitos e aproximadamente 200 mil pessoas alarmadas com a situação”. A parlamentar disse que não quer apontar culpados, mas observou que logo que soube da situação, o Legislativo convocou a Vigilância Epidemiológica, para esclarecer a situação; encaminhou requerimento ao Ministério da Saúde solicitando vacina para toda população da região. Além disso, conversou com o prefeito e pediu agilidade.
A parlamentar também apontou o excesso de burocracia no caso das 29 mil vacinas destinadas aos doentes crônicos de Blumenau. Ela ressaltou haver demora para o medicamento chegar à cidade e que os requisitantes esperam muito tempo depois de encaminhar a ficha imuno-especial, que atesta a doença crônica por um médico, para receber a vacinação. 
“Estamos no Século 21, não dá para compreender uma situação destas”. 
Para ela é necessário que o Executivo seja firme para solucionar estas questões. 
“No meu entendimento é um problema de gestão, temos que cobrar do Estado, onde estão as 29 mil doses? E também pedir agilidade na verificação das 29 mil fichas imuno-especiais”.
Por fim, Helenice contou ter encaminhado a solicitação de instalação de um semáforo no entroncamento das ruas Guilherme Scharff com a Gustavo Zimmermann e a resposta obtida foi de que a intenção era implantar uma rotatória, mas não haviam recursos no momento. Ela assinalou que o assuntou foi novamente abordado durante reunião com o Conselho de Desenvolvimento da Itoupava Central (Codeic), esta semana, e responderam que estudariam a possibilidade. 
“Por que tem que demorar dois anos para resolver uma situação que toda população percebe? Gostaríamos que este estudo não demorasse, pois já estamos solicitando há dois anos”.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

35ª REUNIÃO ORDINÁRIA

Na sessão desta última terça-feira (12), a vereadora Helenice apresentou um projeto de lei, se aprovado, obrigará o município a apresentar mensalmente à Câmara de Vereadores um relatório de todas as obras da cidade, estejam elas paradas, iniciadas ou que vão iniciar. 
“Peço o apoio da Comissão de Constituição e Justiça para nos apoiar. Assim poderemos responder àqueles que nos procuram diariamente, nas ruas, eventos, reuniões e em nossos gabinetes”.
Em seguida, a tucana ressaltou que os blumenauenses continuam preocupados com a incidência da Gripe A. 
“Já são 37 casos confirmados e 16 pessoas internadas”.
A parlamentar ainda disse que o processo de chegada das 29 mil doses de vacina liberadas para Blumenau está bastante lento. 
“Os portadores de doença crônica dependem de uma ficha para receber o medicamento. Nos últimos dias, mais de mil fichas novas chegaram à Secretaria de Desenvolvimento Regional para serem analisadas e liberadas. Nosso apelo é que se faça um mutirão para agilizar o processo”. 
Também ressaltou que a SDR está realizando hoje uma formação com os professores da rede estadual e particular de ensino com orientações sobre a gripe.
Quanto à infraestrutura das unidades de saúde, disse que sempre participa das reuniões promovidas nestes locais. “Estamos sempre cobrando melhorias”.
Afirmou que recentemente participou da reunião do ESF Wilhelm Theodor Schurmann
“O espaço vem apresentando problemas de infiltração. Foi uma obra feita com verba federal. É excelente pra comunidade. Tem um grande espaço. Estamos encaminhando solicitação de conserto. Semana passada tinha 17 lâmpadas queimadas. Já foram trocadas. Gostamos de saber que nossas solicitações são atendidas”.
Por fim, contou que participou da reunião do Conselho de Desenvolvimento da Itoupava Central (Codeic). 
“Estamos lutando desde 2009 para que as rotatórias sejam concluídas. No dia 08 de abril terminou o prazo. Está difícil para termos uma resposta oficial”.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

34ª REUNIÃO ORDINÁRIA

Na sessão desta terça-feira (05), a vereadora Helenice lamentou ser necessário brigar para que a população seja vacinada contra a gripe A.
“A cada dia novos casos, a população alarmada e temos que implorar um direito garantido pela Constituição Brasileira. Mas esta é nossa função e não iremos cruzar os braços”.
Ela também informou que a Vigilância Sanitária está esperando um lote de vacinas destinado a quem possui doenças crônicas. 
“Para receber gratuitamente a vacina é preciso solicitar ao médico a ficha imuno-especial”.
Helenice destacou ser um processo bastante burocrático e alertou que deve haver agilidade por parte dos pacientes na entrega da documentação.
Ainda a respeito de saúde, a vereadora anunciou ter apresentado requerimento solicitando à Secretaria de Saúde e à direção de Centros Municipais de Saúde capacitem os atendentes para orientar as pessoas que chegam em busca de medicamentos de alto custo. 
“Precisamos otimizar os serviços realizados na saúde pública”.
A parlamentar acompanhou uma funcionária do lar na busca de um medicamento e disse ter percebido faltar “acolhimento” para orientar os pacientes. 
“Existem várias reclamações de pessoas carentes que desistem de esperar porque fazem muitas viagens”.
Por fim, ela ressaltou o Dia Nacional do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (05). 
“Não basta somente reciclarmos e reutilizarmos produtos. Precisamos repensar nossas ações”.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

33ª REUNIÃO ORDINÁRIA

A Audiência Pública que discutiu a demora no término da implantação das rotatórias da rua Guilherme Jensen, ocorrida nesta quarta-feira (30), foi abordada pela vereadora Helenice, na sessão desta quinta-feira (31). Moradora da região norte da cidade há mais de 30 anos ,a parlamentar demostrou desânimo por ter obtido nenhuma resposta durante a reunião. 
“Uma obra no valor de mais de R$ 2 milhões, que já foi empenhada desde 2010 e os responsáveis do Executivo, tanto Municipal, quanto Estadual não sabiam nos dar uma posição do que realmente acontece”.
A vereadora relatou que o que se sabe é que houve problemas com a empresa que ganhou a licitação e terceirizou o trabalho, porque a lei permite isso. 
“Temos que fazer com que o Congresso Nacional repense algumas situações nas questões sobre licitação”. 
Helenice ainda observou haver a questão legal e disse que a empresa tinha até o mês de abril para terminar e fez duas de seis rotatórias. 
“Não dá para aceitar a acomodação daqueles que tem o poder de executar”.
A parlamentar afirmou, que apesar de não ser função do legislativo executar, os parlamentares continuarão fazendo sua parte e lutando pela obra..
Helenice ainda alertou as gestantes para tomarem a vacina contra a Gripe A, pois a porcentagem de vacinadas é de apenas 71%. 
“Temos que conscientizar este grupo de risco que será difícil avançar na permissão da vacina para outros grupos se os de risco não tomarem a vacina na totalidade”.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

AUDIÊNCIA PÚBLICA VISA A DISCUÇÃO SOBRE A CONCLUÇÃO DAS ROTATÓRIAS NA RODOVIA GUILHERME JENSEN

Foi realizada hoje, na Câmara de Vereadores, uma Audiência Pública, que visou discutir a demora na conclusão da construção das rotatórias na Rodovia Guilherme Jensen, no Bairro Itoupava Central.
Há mais de 10 anos, quando trabalhava no Colégio Estadual Emilio Baumgarten, a vereadora Helenice, solicitava medidas de segurança para a rodovia SC 474. 
“Lutamos muito para que o anseio da comunidade fosse atendido. Infelizmente, às vezes, as licitações fazem com que os projetos emperrem. Gostaria também de saber se esta empresa será punida”.
Ela cobrou uma resposta sobre o término da obra. Ainda observou que o trânsito está lento e algumas linhas de ônibus deixaram de existir em função da demora.


31ª REUNIÃO ORDINÁRIA


Na sessão desta terça-feira (29), a vereadora Helenice se mostrou preocupada com a incidência da gripe A. A região de Blumenau hoje, tem 13 casos confirmados, quatro pessoas internadas na UTI e 30 pessoas internadas em enfermaria, não confirmados, mas com sintomas da gripe A.
“A Câmara, através da Comissão de Saúde, está encaminhando um requerimento de apelo ao Ministério da Saúde e Governo do Estado para que todas as pessoas da cidade tenham acesso ao medicamento”.
Na sexta-feira passada (25), a Vigilância Epidemiológica veio à Câmara de Vereadores para dar orientações aos parlamentares.
“Eles nos disseram que os casos estão aumentando, mas só o Ministério da Saúde pode ampliar a vacina para outros grupos. O município disponibilizou vacina para seus funcionários, mas ele comprou o medicamento. Blumenau ainda não conseguiu atingir a meta estipulada. As grávidas, principalmente, estão muito menos além do esperado”.
Para a tucana, a saúde pública anda mal em todo país.
“Faltam recursos e investimentos nos programas. Esta Casa (Poder Legislativo) tem repassado recursos para a saúde do município anualmente. Faltam pediatras. A população está reclamando. Visitei o Hospital Santo Antônio recentemente e vou visitar o Hospital Santa Isabel”.
Segundo ela, há um acordo entre os dois hospitais de fazer um rodízio de pediatras. 
“Avançamos na nossa cidade na questão da saúde, mas podemos avançar ainda mais. Se os ambulatórios trabalhassem 24 horas com um médico, os atendimentos nos prontos socorros diminuiriam consideravelmente”.
Conforme a parlamentar, é necessário que o Governo Federal crie programas de incentivo à formação de pediatras.
“O interesse diminui porque na pediatria tem que estudar dois anos a mais que um clínico geral e a profissão não é tão reconhecida. Daqui a pouco não teremos mais pediatras. Como ficarão as nossas crianças?”.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

I COLÓQUIO BLUMENAUENSE SOBRE INCENTIVO À GUARDA E ADOÇÃO


Hoje, comemora-se o “Dia Nacional da Adoção”.
Aconteceu, nesta manhã o I Colóquio Blumenauense sobre Incentivo à Guarda e Adoção, do qual participou a Vereadora Helenice.
A adoção é uma experiência humana que demanda de todos os envolvidos, em suas múltiplas expressões, uma abertura permanente para o debate, para o estudo, para a troca de idéias e de experiências.
Os mitos precisam ser enfrentados e as verdades melhor compreendidas pelo conjunto da sociedade. Entendida como um direito da criança que perdeu proteção de seus pais biológicos de ter uma família, a adoção é um processo que necessita de aperfeiçoamento contínuo em todas as suas etapas.
Parabéns às famílias que junto aos filhos com laços de sangue educam filhos que o mundo os legou!

30ª REUNIÃO ORDINÁRIA



 A vereadora Helenice, na sessão desta última quinta-feira (24), se mostrou preocupada com a vacinação contra a gripe.
“A primeira etapa foi apenas concedida para grupos vulneráveis. Porém, alguns casos estão acontecendo em outros grupos”.
Como presidente da Comissão de Educação e Saúde, a vereadora entrou em contato com a Vigilância Epidemiológica e marcou uma reunião com uma enfermeira especialista no assunto para esta sexta-feira (25), às 13h30, na sala de reuniões do Legislativo.
“Todos os vereadores estão convidados. Ela virá nos orientar e sanar dúvidas”.
A parlamentar afirmou que alguns casos de Gripe A já foram constatados, o que a deixa bem preocupada.
“Não podemos brincar. É algo muito sério. Enquanto isto, peço que as pessoas façam o procedimento básico de lavar as mãos, usar gel, evitar ambientes com aglomeração de pessoas”.
Ainda sobre saúde, a tucana destacou que visitou recentemente o Hospital Santo Antônio. Havia uma denúncia sobre a falta de pediatras no Pronto Socorro.
“Constatei que é verdade. O HSA é Amigo da Criança, referência em pediatria. Ele não é público, mas atende a maioria dos pacientes pelo SUS. Eles nos colocaram que os setores não podem se desfazer dos sete pediatras. Eles disseram que um clínico tem um incentivo x financeiro e o pediatra tem que fazer mais dois anos para se especializar, no entanto, ele não tem valorização profissional, ele continua sendo tratado como um clínico geral, sem incentivo. O Pronto Socorro atende, em média, 40 crianças numa manhã. É necessário investimentos e valorização da carreira do profissional do pediatra”.
Helenice ressaltou que os ambulatórios também deveriam ter atendimento 24 horas.
“85% dos atendimentos no pronto socorro poderiam ter sido atendidos no ambulatório”.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

SESSÃO SOLENE DE ENTREGA DE MOÇÕES


A Vereadora Helenice, na Sessão Solene de entrega de moções desta quarta-feira (23), entregou uma moção ao Badminton Blumenau Clube e outra ao fundador e técnico da entidade, Edimilson Kaestner.
“Um esporte olímpico que está fazendo a diferença na formação de esportistas e cidadãos. O clube foi fundado em 2008 com o objetivo de tornar o esporte popular na cidade. É muito praticado nos países orientais e na Europa. É o segundo esporte mais praticado no mundo”.
Muitos atletas são destaques nacionais e internacionais. Três já estão classificados para o Pan Americano.
“Isto se deve muito ao trabalho do técnico Edimilson, um genuíno blumenauense que se dedica a esta modalidade há mais de duas décadas. Como treinador, em 1992 iniciou a primeira escolinha dentro do Guarani Esporte Clube”.
O técnico agradeceu a moção. 
“Planejamos muitas coisas, sonhamos muitos sonhos. Alguns já se realizaram. O naipe feminino de Blumenau já fez parte da seleção brasileira durante muito tempo. É um orgulho. Meu maior sonho é ver o Badminton como um esporte de massa”.

Edimilson Kaestner
Badminton Blumenau Clube

VISITA DO GOVERNADOR RAIMUNDO COLOMBO À BLUMENAU



Nesta manhã de quarta-feira (23), a Vereadora Helenice esteve presente, ao lado do governador Raimundo Colombo, o prefeito João Paulo Kleinübing e outras autoridades, na assinatura do contrato de locação da nova sede do Batalhão da Polícia Militar de Blumenau.
O novo prédio que abrigará a PM fica na Rua General Osório, no Bairro da Velha. Hoje a PM está instalada na Rua Almirante Tamandaré, área vulnerável a enchentes. Durante o discurso, Kleinübing disse que os recursos para reforma da nova sede, que atualmente abriga uma empresa têxtil, sairão do Fundo Municipal de Segurança. Há cerca de R$ 1 milhão disponível para a obra. A FURB é parceira na elaboração de projetos para fazer as adaptações da edificação às necessidades da PM. Não foi anunciado um prazo para a mudança, mas o governador disse que as obras começam em breve.
Na cerimônia também foram anunciadas a chegada de cinco veículos para o Instituto Geral de Perícias, um para a Polícia Civil e outros cinco para a PM. Além de equipamentos para o IGP, a infraestrutura da segurança será reforçada com a instalação de 54 novas câmeras de monitoramento.
Também foi anunciada a chegada de 39 bombeiros militares para Blumenau, que atualmente estão em curso no 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar. Para julho está prevista a conclusão da formação de 27 policiais militares que serão destinados ao trabalho na região de Blumenau.
Uma parceria entre a Guarda Municipal de Trânsito e a Polícia Militar também foi anunciada durante a cerimônia. O acordo prevê que os dois órgãos façam blitzes juntos. A Guarda autuando infrações de trânsito e a PM combatendo tráfico de drogas, inibindo crimes. As blitzes em parceria ainda serão agendadas.
  


quarta-feira, 23 de maio de 2012

29ª REUNIÃO ORDINÁRIA


Na sessão desta terça-feira (22), a Vereadora Helenice comemorou o anuncio de que o Hospital Misericórdia, da Vila Itoupava, foi credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar cirurgias de transplante de córnea.
Ela informou que há um ano a entidade busca o credenciamento.
“Em Blumenau apenas três clínicas particulares realizam transplante de córneas. O Hospital Santo Antônio é credenciado neste procedimento, mas apenas realiza a retirada da córnea para o banco de doações”.
A vereadora apontou que o custo médio deste procedimento é de R$ 10 mil e salientou a importância de saber que a comunidade terá oportunidade de realizá-lo pelo SUS.
“Nós aprovamos transferência de recursos públicos para os hospitais privados e temos satisfação em ver que os recursos que aprovamos vêm de encontro ao atendimento do anseio da comunidade”.
A parlamentar ainda mostrou uma reportagem da TV Legislativa, feita pelo repórter Rodrigo Vieira, no Hospital Misericórdia.
Por fim, Helenice parabenizou o Clube Náutico América pela participação no Campeonato Catarinense de Remo, em Florianópolis.
“Conseguiu o primeiro lugar na última Copa. Este é o resultado de muito treino, dedicação de atletas e do técnico”.
Ela também parabenizou a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, pela coordenação da festa que ocorreu no último domingo (20).

terça-feira, 22 de maio de 2012

HOSPITAL MISERICÓRDIA FARÁ TRANSPLANTE DE CÓRNEA

Hospital Misericórdia da Vila Itoupava é o 1º hospital da região credenciado, a realizar transplante de córnea pelo SUS.
Acompanhe a reportagem aos 9min30s:

http://www.camarablu.sc.gov.br/tvlegislativa/programas/tvlnoticiasvideos/2012/maio/18/18maio2012.htm

COPA CATARINENSE DE REMO, EM FLORIANÓPOLIS

Aconteceu dia 6 último, o Campeonato de Remo, 2ª Etapa da Copa Catarinense de Remo, em Florianópolis.
De Blumenau, participou o nosso Clube Náutico América.
A regata foi bastante competitiva e depois de hibernar por 37 anos, o barco 4 (UDO TESKE) conseguiu o 1º lugar com Roque Ricardo Zimmermann e Gabriel Araujo Teixeira Paulo.
É o resultado de treino e dedicação dos atletas e do técnico Guido Daniel Guenther.
Parabéns a todos da Vereadora e Assessoria!



quarta-feira, 16 de maio de 2012

28ª REUNIÃO ORDINÁRIA


Na sessão desta terça-feira (15), a Vereadora Helenice, destacou a importancia dos R$ 32,5 milhões enviados pelo governo do estado a Blumenau. 
Segundo a parlamentar, com esta verba serão feitas obras aguardadas há anos, como o Dique da Fortaleza. Em seu discurso, a tucana também ressaltou as obras que serão feitas na Itoupava Central. Ao todo serão oito ruas, sendo quatro com investimento total do convênio e outras quatro em forma de mutirão. 
“A rua Ricardo Georg, por exemplo, uma das beneficiadas, sofria constantes alagamentos por falta de tubulação. Desde 2009 pedimos ao executivo que incluísse as transversais desta via. Mas infelizmente não foi possível. Quero dizer a população, que não deixaremos de cobrar estas obras. O mesmo problema ocorreu com a rua Henrique Setter e também lutaremos pela sua pavimentação”. 
Helenice ainda parabenizou o trabalho do jovem padre Marcos e de toda diretoria da Paróquia São José Operário. “Este padre está fazendo com que muitos fiéis que não iam à igreja há muito tempo, comecem a frequentar o templo novamente. Ele alivia a angústia das pessoas. Convido a todos para participar das missas que acontecem toda quarta-feira, às 19h”.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

ASCAMBLU PROMOVEU UM ENCONTRO CONFRATERNIZAÇÃO



A Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Blumenau, realizou no dia 12/05 (sábado último), a todos os seus associados e demais familiares, um evento social em comemoração ao dia do trabalho e dia das Mães. O evento aconteceu na SOCCER Subtenentes, no bairro Garcia, com torneios integrativos de futebol, canastra, bocha e dominó a partir das 9h..
Ao meio dia foi servida a Tradicional Feijoada Brasileira. Após a feijoada, foi realizada a premiação do futebol.
A Vereadora Helenice participou do evento.
Fazendo uso da palavra, a vereadora agradeceu a comissão organizadora pelo excelente desempenho, homenageou as mães pela passagem do seu dia e enfatizou pedindo que a alegria, confraternização e amizade do encontro, se estenda por toda a campanha eleitoral que acontecerá neste ano.
A mesma, premiou a equipe vencedora no futebol com entrega de medalhas.
Os assessores da Vereadora, Valdir e Bernadete, foram os campeões na canastra, recebendo troféu e medalhas.
O dia de sol com o céu de brigadeiro, proporcionou aos participantes um sábado divertido e cheio de emoções!
Parabéns a todos!
 

sexta-feira, 11 de maio de 2012

27ª REUNIÃO ORDINÁRIA


Na sessão desta quinta-feira (10), a Vereadora Helenice atuou como fiscalizadora.
A parlamentar contou ter visitado as obras de ampliação do Ambulatório Geral Guilherme Jensen, no bairro Itoupava Central, e disse que o ambulatório será ampliado em mais de 400 metros quadrados e que o prazo para entrega é no final do segundo semestre.
“A obra transcorre dentro de nossas expectativas. Esta ampliação é um anseio de muitos anos que está sendo concretizado”.
Além disso, a Vereadora afirmou que ao visitar o CEI Bertha Muller, localizado na rua Pomerode (Salto do Norte), observou que a creche está em condições precárias, porém a equipe toda participa do projeto educativo.
“Apesar das necessidades, o trabalho está muito focado para o bem estar e aprendizado daquelas crianças”.
A parlamentar entrou em contato com a Secretaria de Educação e afirmou que em breve ocorrerá licitação do projeto de ampliação e reforma e que existem planos para construção de um novo CEI.
“Isto é importante, pois no município, nascem em média quatro mil crianças por ano”. 
A Vereadora ainda fez um apelo para que os pais participem também do processo de educação das crianças.
Em seguida, Helenice anunciou ter ido até a Rua José Bonifácio, no bairro Itoupavazinha, verificar se o poste elétrico que se encontrava no meio da via foi realmente retirado.
“Ficamos felizes, pois as pessoas corriam risco dividindo a rua com um poste”.
Por fim, ela enalteceu a reportagem no Jornal de Santa Catarina sobre as mães.
E também, mostrou uma imagem da sua mãe e homenageou todas as mães de Blumenau.
“Ser mãe também é um dom divino”.