sexta-feira, 29 de junho de 2012

40ª REUNIÃO ORDINÁRIA

Como presidente da Comissão de Saúde da Câmara, a vereadora Helenice, na sessão desta quinta-feira (28),  parabenizou o trabalho realizado pelo Hospital Santo Antônio. A parlamentar esteve recentemente na unidade e foi muito bem atendida. 
“Já precisei deste hospital que realiza um trabalho de qualidade. Apesar de não ser público, atende, na sua maioria, pacientes pelo Sistema Único de Saúde”.
Helenice disse que fica feliz ao saber que ações da Secretaria Municipal de Saúde amenizaram as filas no pronto socorro. 

“Já falei muitas vezes que uma ação diferenciada, sem custo financeiro, mas que necessita de vontade do gestor, faz a diferença. A partir do momento que foi instalado o Centro de Triagem da gripe A, por exemplo, diminuiu – e muito – o número de atendimento no Pronto Socorro do Santo Antônio”.
Helenice parabeniza trabalho do Hospital Santo Antônio. A tucana ainda participou ontem de audiência sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança do projeto de construção do Terminal Urbano da Itoupava Central. 

“A preocupação da comunidade é com a segurança daqueles que usarão, dos moradores do entorno e sobre a questão ambiental. Ficou claro que o estudo contempla uma lei que requer alguns cuidados importantes, já que é uma construção de mais de 700m². Deve ficar pronto em 2014”.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

39ª REUNIÃO ORDINÁRIA


Na sessão desta terça-feira (26), a vereadora Helenice questiona que há 15 dias, foi encaminhado um projeto de lei que obriga o Executivo a encaminhar para a Câmara Municipal, relatório mensal das obras públicas licitadas, empenhadas, em execução e concluídas. Ela relatou que o objetivo da proposta é que os vereadores obtenham um retrato real de que regiões estão sendo atendidas para que não aconteçam fatos como o da rua Marcelino Cardoso (Água Verde), que necessita de obras desde a tragédia 2008. 
“Já existe uma resposta de inconstitucionalidade sobre este projeto, o que é uma pena”.
A parlamentar ainda lamentou que as respostas para os requerimentos feitos pelos parlamentares não sejam respondidos. 

“A população fica sem orientação”.
Ela declarou que a rua Elke Hansen, localizada no bairro Badenfurt, precisa de nova tubulação. 
“Se trata de uma grande obra, porque chega até o Complexo do Badenfurt, mas não compreendo por que se demora três anos para informar que é possível fazer apenas em forma de mutirão. Se a comunidade soubesse disso antes já tinha se mobilizado”.
A importância da presença da população nas Audiências Públicas sobre o EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança), para construção de dois terminais de ônibus na cidade também foi ressaltada pela vereadora. Uma das reuniões ocorre nesta terça-feira (26), no bairro Água Verde, e outra nesta quarta-feira (27), na Escola Emílio Baumgarten. Ela mostrou o projeto previsto para o bairro Itoupava Central. “Estes terminais, que já trazem inovações, são esperados há muitos anos por nossa comunidade”.

terça-feira, 26 de junho de 2012

SESSÃO SOLENE DE ENTREGA DE MOÇÕES DIVERSAS

Na Sessão Solene de entrega de moção desta segunda-feira (25), a Vereadora Helenice homenageou o Coro Misto da Comunidade Evangélica da Itoupava Central que completou 25 anos.
A parlamentar descreveu que os 26 cantores do coral são ícones da tradição germânica na cidade. 
“O coro realiza um belíssimo trabalho por toda a Itoupava Central e em Blumenau”. 
Quem agradeceu a honraria pelo coral foi o Pastor Osmar Zizemer, que destacou que o Coro Misto da Comunidade Evangélica da Itoupava Central tem uma história ainda mais antiga. 
“Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de cultivar esta atividade cultural e, porque não dizer, evangelística”.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

38ª REUNIÃO ORDINÁRIA

Na sessão desta quinta-feira (21), a vereadora Helenice ressaltou a audiência pública sobre o impacto de vizinhança na construção do Terminal Urbano da Itoupava Central, que será realizada na Escola Emílio Baumgart.
“Temos reivindicado ao Poder Executivo que instale um terminal porque temos grandes dificuldades com a falta de ônibus. Precisamos ampliar as linhas para loteamentos. Com a construção, acredito que este problema seja sanado. Temos que participar. É importante que a comunidade esteja presente”. 
Ainda lembrou que está marcada para o dia 07 de julho a abertura dos envelopes das empresas que se habilitaram para as obras de reforma da Escola Pedro I. 
“A última reforma aconteceu há dois anos. Com a enchente, o educandário teve muitos prejuízos e agora é necessária uma reforma total, do telhado à pintura. Vamos acompanhar esta obra”.
A parlamentar também lamentou a não ocorrência da abertura de envelopes para as obras de construção de quadra coberta para algumas escolas da cidade. “Infelizmente, algumas empresas habilitadas não compareceram e não foi possível realizar a abertura. Esperamos que na semana que vem esta situação esteja resolvida”.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

FINAL DE SEMANA MOVIMENTADO!

No último final de semana 16 e 17/06, foi recheado de grandes eventos por toda Blumenau...
A vereadora Helenice, bem como, sua equipe de assessores estiveram presentes no sábado, na 55ª feijoada do CCT Badenfurt e também na feijoada realizada pela Associação de Moradores da Rua Eça de Queiroz, no Bairro Água Verde. 
À tarde, prestigiou a Festa Junina na E.B.M. Lore Sita Bollmann, nas diversas atrações promovidas por aquele educandário. Em seguida, esteve na Festa Junina da Escola Barão do Rio Branco, que contou com brincadeiras típicas, apresentações, pinhão e quentão, serviços de cozinha: cachorro-quente, pastel, café, doces, pipoca e churrasco.
Outro evento, foi o Campeonato de Socker, dos funcionários da Posthaus, no Bairro Badenfurt.

Domingo, 17/06, iniciou-se com a participação da 1ªMissa rezada pelo Pe. Marcos Antônio Zimmermann, depois de sua ordenação, na Igreja S. José Operário.
O almoço, foi na Feijoada Familiar realizada pela Associação de Moradores do Condomínio Boa Vista, no Bairro Boa Vista, com a presença dos assessores, enquanto a vereadora Helenice participava do Costelaço do CCT Concórdia.
Às três da tade, todos juntos no café do Clube de mães, evento do Bairro Boa Vista.
Todas as comunidades visitadas e prestigiadas mostraram através de seus eventos, o quanto fazem para prosperarem.
Parabéns a todos os organizadores  ao púclico, em geral, por participarem contribuindo.
Festa junina da Escola Barão do Rio Branco
Festa junina da EEB Aurea Perpétua Gomes
Campeonato de Socker - Badenfurt
55ª Feijoada do CCT Badenfurt
Festa junina da EBM Lore Sita Bollmann

quarta-feira, 20 de junho de 2012

37ª REUNIÃO ORDINÁRIA

Na sessão desta terça-feira (19), a vereadora Helenice novamente lamenta a situação do povo de Blumenau que anseia pela imunização contra o vírus H1N1. 
“Também é lamentável que fiquemos nesta casa brigando pra saber quem é o autor de solicitações. Os autores somos nós, vereadores eleitos pelo povo. Temos a obrigação de dar resposta para a população em um momento como este”.
Conforme a parlamentar, o Ministério da Saúde, a princípio, descartou a possibilidade de enviar vacinas a Blumenau. 

“A vacina previne. É melhor a prevenção do que o tratamento posterior. Apesar de algumas dificuldades, esta Casa não medirá esforços e continuará lutando pela causa. Não é preciso ter um vencedor aqui. Vitoriosos seremos se o Ministério vender a vacina a um preço acessível aos municípios. O requerimento oficial ao prefeito será assinado por todos, acredito eu, para que se disponibilize R$ 1,6 milhão dos recursos do Legislativo para comprar as doses necessárias da vacina para a cidade”.
Ainda disse aos que utilizaram a tribuna de que todos os problemas citados são conhecidos pelos vereadores. Mas que um projeto de lei da parlamentar poderá aproximar ainda mais o Legislativo da população. O documento já tramita nas Comissões e prevê a obrigatoriedade do Executivo de encaminhar mensalmente uma relação das obras que estão paradas, em fase de licitação, em obra, empenhadas e finalizadas. 
“Muitas vezes temos dificuldade de saber em quais regiões estão sendo investidos os recursos financeiros. Seria uma triagem melhor para que todas as regiões fossem beneficiadas. É uma ação de transparência”.
Por fim, parabenizou as escolas que realizaram a festa junina neste final de semana. 

“É uma festa da família, com pais, crianças e professores se confraternizando”.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

36ª REUNIÃO ORDINÁRIA


Na sessão desta quinta-feira (14), a vereadora Helenice apresenta novos dados da gripe A, que lhe preocupam. Ela ressaltou terem sido confirmados “37 casos positivos, quatro óbitos e aproximadamente 200 mil pessoas alarmadas com a situação”. A parlamentar disse que não quer apontar culpados, mas observou que logo que soube da situação, o Legislativo convocou a Vigilância Epidemiológica, para esclarecer a situação; encaminhou requerimento ao Ministério da Saúde solicitando vacina para toda população da região. Além disso, conversou com o prefeito e pediu agilidade.
A parlamentar também apontou o excesso de burocracia no caso das 29 mil vacinas destinadas aos doentes crônicos de Blumenau. Ela ressaltou haver demora para o medicamento chegar à cidade e que os requisitantes esperam muito tempo depois de encaminhar a ficha imuno-especial, que atesta a doença crônica por um médico, para receber a vacinação. 
“Estamos no Século 21, não dá para compreender uma situação destas”. 
Para ela é necessário que o Executivo seja firme para solucionar estas questões. 
“No meu entendimento é um problema de gestão, temos que cobrar do Estado, onde estão as 29 mil doses? E também pedir agilidade na verificação das 29 mil fichas imuno-especiais”.
Por fim, Helenice contou ter encaminhado a solicitação de instalação de um semáforo no entroncamento das ruas Guilherme Scharff com a Gustavo Zimmermann e a resposta obtida foi de que a intenção era implantar uma rotatória, mas não haviam recursos no momento. Ela assinalou que o assuntou foi novamente abordado durante reunião com o Conselho de Desenvolvimento da Itoupava Central (Codeic), esta semana, e responderam que estudariam a possibilidade. 
“Por que tem que demorar dois anos para resolver uma situação que toda população percebe? Gostaríamos que este estudo não demorasse, pois já estamos solicitando há dois anos”.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

35ª REUNIÃO ORDINÁRIA

Na sessão desta última terça-feira (12), a vereadora Helenice apresentou um projeto de lei, se aprovado, obrigará o município a apresentar mensalmente à Câmara de Vereadores um relatório de todas as obras da cidade, estejam elas paradas, iniciadas ou que vão iniciar. 
“Peço o apoio da Comissão de Constituição e Justiça para nos apoiar. Assim poderemos responder àqueles que nos procuram diariamente, nas ruas, eventos, reuniões e em nossos gabinetes”.
Em seguida, a tucana ressaltou que os blumenauenses continuam preocupados com a incidência da Gripe A. 
“Já são 37 casos confirmados e 16 pessoas internadas”.
A parlamentar ainda disse que o processo de chegada das 29 mil doses de vacina liberadas para Blumenau está bastante lento. 
“Os portadores de doença crônica dependem de uma ficha para receber o medicamento. Nos últimos dias, mais de mil fichas novas chegaram à Secretaria de Desenvolvimento Regional para serem analisadas e liberadas. Nosso apelo é que se faça um mutirão para agilizar o processo”. 
Também ressaltou que a SDR está realizando hoje uma formação com os professores da rede estadual e particular de ensino com orientações sobre a gripe.
Quanto à infraestrutura das unidades de saúde, disse que sempre participa das reuniões promovidas nestes locais. “Estamos sempre cobrando melhorias”.
Afirmou que recentemente participou da reunião do ESF Wilhelm Theodor Schurmann
“O espaço vem apresentando problemas de infiltração. Foi uma obra feita com verba federal. É excelente pra comunidade. Tem um grande espaço. Estamos encaminhando solicitação de conserto. Semana passada tinha 17 lâmpadas queimadas. Já foram trocadas. Gostamos de saber que nossas solicitações são atendidas”.
Por fim, contou que participou da reunião do Conselho de Desenvolvimento da Itoupava Central (Codeic). 
“Estamos lutando desde 2009 para que as rotatórias sejam concluídas. No dia 08 de abril terminou o prazo. Está difícil para termos uma resposta oficial”.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

34ª REUNIÃO ORDINÁRIA

Na sessão desta terça-feira (05), a vereadora Helenice lamentou ser necessário brigar para que a população seja vacinada contra a gripe A.
“A cada dia novos casos, a população alarmada e temos que implorar um direito garantido pela Constituição Brasileira. Mas esta é nossa função e não iremos cruzar os braços”.
Ela também informou que a Vigilância Sanitária está esperando um lote de vacinas destinado a quem possui doenças crônicas. 
“Para receber gratuitamente a vacina é preciso solicitar ao médico a ficha imuno-especial”.
Helenice destacou ser um processo bastante burocrático e alertou que deve haver agilidade por parte dos pacientes na entrega da documentação.
Ainda a respeito de saúde, a vereadora anunciou ter apresentado requerimento solicitando à Secretaria de Saúde e à direção de Centros Municipais de Saúde capacitem os atendentes para orientar as pessoas que chegam em busca de medicamentos de alto custo. 
“Precisamos otimizar os serviços realizados na saúde pública”.
A parlamentar acompanhou uma funcionária do lar na busca de um medicamento e disse ter percebido faltar “acolhimento” para orientar os pacientes. 
“Existem várias reclamações de pessoas carentes que desistem de esperar porque fazem muitas viagens”.
Por fim, ela ressaltou o Dia Nacional do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (05). 
“Não basta somente reciclarmos e reutilizarmos produtos. Precisamos repensar nossas ações”.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

33ª REUNIÃO ORDINÁRIA

A Audiência Pública que discutiu a demora no término da implantação das rotatórias da rua Guilherme Jensen, ocorrida nesta quarta-feira (30), foi abordada pela vereadora Helenice, na sessão desta quinta-feira (31). Moradora da região norte da cidade há mais de 30 anos ,a parlamentar demostrou desânimo por ter obtido nenhuma resposta durante a reunião. 
“Uma obra no valor de mais de R$ 2 milhões, que já foi empenhada desde 2010 e os responsáveis do Executivo, tanto Municipal, quanto Estadual não sabiam nos dar uma posição do que realmente acontece”.
A vereadora relatou que o que se sabe é que houve problemas com a empresa que ganhou a licitação e terceirizou o trabalho, porque a lei permite isso. 
“Temos que fazer com que o Congresso Nacional repense algumas situações nas questões sobre licitação”. 
Helenice ainda observou haver a questão legal e disse que a empresa tinha até o mês de abril para terminar e fez duas de seis rotatórias. 
“Não dá para aceitar a acomodação daqueles que tem o poder de executar”.
A parlamentar afirmou, que apesar de não ser função do legislativo executar, os parlamentares continuarão fazendo sua parte e lutando pela obra..
Helenice ainda alertou as gestantes para tomarem a vacina contra a Gripe A, pois a porcentagem de vacinadas é de apenas 71%. 
“Temos que conscientizar este grupo de risco que será difícil avançar na permissão da vacina para outros grupos se os de risco não tomarem a vacina na totalidade”.